Keila Abeid | Muito Prazer

Caminhos de estudo e aprendizado

YouTube video

 

As vezes, conhecer o caminho de outras pessoas ajuda a entender o nosso. Nem sempre por similaridade, mas por entender que cada um tem sim um modo de aprender, um jeito de organizar informação e conhecimento.

Sim, cada pessoa tem seu processo. Claro que existe sistematização pra tudo, e acredito ser necessário pra que a informação seja organizada, se não, ficaria muito mais difícil de encontrar essa informação. E é a partir daí que criamos nosso meio de estudar e aprender.

Leia mais

Quarentar na quarentena

Foi essa frase que mais escutei no dia 15 de junho. E foi divertido. Sim estou iniciando um novo ciclo, e agora tenho 40 anos.     Essa semana tirei pra refletir sobre muita coisas (na verdade tirei folga pq a coluna começou a travar devido a muito tempo no computador) mas vamos dizer que parei pra refletir que é mais bonito.

Leia mais

O final de semana

Em uma rotina normal fora da pandemia, eu normalmente não teria sábado e domingo. Durante a semana daria muitas aulas, de final de semana sairia pra cantar ou ver algum som, ou também daria aula. O que aconteceu durante o distanciamento, foi que precisei entender o tempo que eu tinha, não porque sobrou tempo, muito pelo contrário, parece que o trabalho em casa foi multiplicado por dois, e a noção do tempo ficou uma bagunça.

Leia mais

Pra quem você faz música?

Em tempos de pandemia tenho refletido o tempo todos, sobre diversos assuntos. Mas principalmente sobre a minha carreira e jornada na música. Como foi até aqui e o que pretendo daqui pra frente.

Quando a gente escolhe uma vida na arte, automaticamente a gente abre mão de algumas coisas para abraçar outras. A gente sabe que a profissão de artista, músico, cantor, não é a das mais estáveis que existe, principalmente nessa nova realidade que estamos vivendo. Contudo ela é necessária e pode ser muito gratificante. Nunca se falou tanto da importância da arte como nos últimos dias. É o que tem nos salvado.

Mas iniciei esse post como uma outra reflexão. Pra quem a gente faz nossa música?
Parece uma pergunta simples, mas não é.

Leia mais

Cantando as tríades

YouTube video

Vamos falar de dois caminhos pra estudar música.

Um deles é escutar o repertório, decorar as melodias e reproduzi-las. Esse é o caminho mais comum inclusive. A gente escuta, escuta e escuta, depois reproduz. Pro cantor é bem frequente fazermos isso, quando estudamos o instrumento, falamos em tirar a melodia. É a mesma coisa, o trabalho que teremos varia de acordo com nossos estudos e tempo cantando ou no instrumento.

Leia mais

Estudo de intervalos

YouTube video

 

O estudo da música é amplo. A gente sistematiza pra facilitar, pra que tenhamos ferramentas na hora de entender, agrupar as informações e fazer música.

Leia mais

Me falta vontade

Eu não sei como estão as coisas para você. Mas por aqui, nem sempre estou afim de estudar ou produzir alguma coisa. Tem dias e dias.

Contudo, não sei o que seria se eu não estivesse trabalhando com a rotina de aulas, pois realmente, ficar sem fazer nada não é nada saudável pra ansiedade. Nessas horas a música salva mesmo.

Leia mais

Como se organizar pra estudar música em casa

Bom, estamos ainda nos adaptando a esses dias de pandemia, e aos que tem a oportunidade de aproveitar o tempo pra estudar, ou desenvolver alguma habilidade, é importante ter em mente que organização é muito importante pra que o tempo investido não seja perdido.

Muita gente continua firme com as aulas online, e pela experiência que eu estou tendo, tenho observado o quão proveitoso tem sido o tempo de aula via internet. Por algum motivo curioso, muitos dos meus alunos tem rendido mais, e aproveitado muito bem cada minuto de aula. Não sei dizer ao certo se é pelo fato de estar mais a vontade em seu próprio ambiente, ou se pela preocupação de aproveitar o conteúdo estando longe do professor. De qualquer forma, além de constatar os benefícios, alguns ajustes técnicos são necessários pra que essas aulas e os seus momentos de estudos sejam plenamente aproveitados.

Leia mais

Como estou sobrevivendo quarentena

Tenho refletido muito esses dias.

Sobreviver a esse distanciamento social causa efeitos diferentes em cada um de nós. E é normal, cada um tem uma maneira de lidar com as crises. Mas pra mim, e acredito que pra mais algumas pessoas, o desafio é conviver com o nosso eu. Convivemos com nós mesmos, mas sempre com a interferência dos outros. Estamos sempre saindo, cumprindo eventos sociais ou de trabalho, dividindo momentos com a família ou amigos. E de repente nos vemos obrigados a convivermos exclusivamente com nosso eu.

Leia mais

A quarentena

Que tempos que vivemos! Definitivamente, ninguém estava contando com um 2020 assim. Tudo o que eu desejo é que todos estejam bem e sobrevivendo a esses dias da melhor forma!

Vou ser sincera com você, já tive algumas fases nesses primeiros dias:

Primeiro, tentei manter um humor otimista e trabalhei pra caramba, pra migrar meus alunos todos pro modo online, ajudar outros professores, assistir cursos, gravar vídeos, estudar e tudo o que eu tinha direito! Nem respirei.

Leia mais