Keila Abeid | Muito Prazer

Como se organizar pra estudar música em casa

Bom, estamos ainda nos adaptando a esses dias de pandemia, e aos que tem a oportunidade de aproveitar o tempo pra estudar, ou desenvolver alguma habilidade, é importante ter em mente que organização é muito importante pra que o tempo investido não seja perdido.

Muita gente continua firme com as aulas online, e pela experiência que eu estou tendo, tenho observado o quão proveitoso tem sido o tempo de aula via internet. Por algum motivo curioso, muitos dos meus alunos tem rendido mais, e aproveitado muito bem cada minuto de aula. Não sei dizer ao certo se é pelo fato de estar mais a vontade em seu próprio ambiente, ou se pela preocupação de aproveitar o conteúdo estando longe do professor. De qualquer forma, além de constatar os benefícios, alguns ajustes técnicos são necessários pra que essas aulas e os seus momentos de estudos sejam plenamente aproveitados.

Primeiro, os benefícios:

Alguns aplicativos de aula, como o Skype e o Zoom, permitem que as aulas sejam gravadas, com isso o aluno pode ter acesso ao conteúdo sempre. O WhatsApp, apesar de ser eficiente nas vídeos chamadas, não permite isso, mas uma opção é gravar a tela pelo celular, e fica como um video gravado.

Agora, as recomendações:

  1. TENHA UM ESPAÇO ESPECIFICO PRO SEU MOMENTO DE AULA OU ESUDO.

Nesse espaço, tenha tudo organizado, com o material que vc vai precisar em mãos. Seja letra, partitura, cadernos, canetas, lápis ou borracha. Deixe ele organizado, com apenas o material que for necessário.

2. MANTENHA UM HORÁRIO PRA AULA E ESTUDOS

A gente já percebeu, que manter uma rotina, quanto mais organizada possível, nos ajuda a manter a mente sã nesses dias de isolamento. Pro nosso desenvolvimento como cantores ou instrumentistas, a frequência do estudo é essencial, independente do formato da aula, então é interessante que você tenha um horário separado pro estudo.

3. DEIXE OS SEUS EQUIPAMENTOS NA MÃO E PREPARADOS

Se você estiver estudando instrumento, certifique-se de que ele esteja afinado, de que os cabos estejam bons e conectados. Pro estudante de canto, é interessante ter os seus playbacks, com as letras já preparados, tudo isso antes da aula, pra que o tempo da sua aula não seja desperdiçado com ajustes e assim você poderá praticar por mais tempo.

4 . FAÇA O MESMO EM AULA OU NA HORA DO ESTUDO

Entenda seu momento te estudo como se fosse uma aula com seu professor e deixe todos os equipamentos preparados, espaço arrumado, deixando tudo arrumado ao fim da aula pensando no estudo do dia seguinte.

Com as coisas arrumadas, você não se desanima pro próximo dia de estudo.

5. LIVRE-SE DAS DISTRAÇÕES

Hora de aula ou de estudo, definitivamente não é hora de WhatsApp, instagram, Facebook, tik Tok, ou sei lá que rede você foi inventar. Apenas não. 

6. TERMINE TUDO E VÁ OUVIR UMA MÚSICA NOVA.

Bom, essas são as minhas dicas pra você que está estudando de casa!

Espero que te ajude, como tem me ajudado!  

YouTube video
Como estudar música em casa…

comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *