Keila Abeid | Muito Prazer

Vozes brasileiras, afinação e pedagogia vocal

Muitas coisas ainda acontecendo já no início de 2020.
E estou me preparando pra começar em mais uma pós graduação! Dessa vez em Pedagogia Vocal! O estudo da voz cantada tem sido cada vez mais procurado e a especialização é muito importante quando trabalhamos com isso! Por isso você já pode imaginar que muitas novidades vem por aí que compartilharei com você e espero que tudo isso te ajude a cantar e estudar música cada vez mais!

Leia mais

Um tempo pra colocar a vida em ordem…

Esse começo de ano foi muito tranquilo, no quesito trabalhos, eventos e shows. Como todo mês de janeiro costuma ser pra quem vive de arte. Mas me programei pra que nesses dias eu pudesse ter o descanso merecido.

Tenho cuidado muito da ansiedade esse último ano que passou, e foi ela quem me fez ganhar bastante peso, nos últimos 3 anos.

Leia mais

Tem limite de idade pra começar a cantar?

Essa é uma pergunta bem frequente tanto nas redes como no conservatório. Geralmente ela vem vestida de : Ah, eu não tenho mais idade pra isso. Mas será que existe um limite de idade pra começar a aprender cantar?

Leia mais

Você sabe o que está cantando?

 

Olha só, muitas vezes nas aulas de percepção que dou lá no conservatório, aparecem estudantes de canto reclamando da dificuldade que é reconhecer algumas coisas em percepção.

Leia mais

Sobre estudos, realizações e Roma

Fim de férias.

Fiquei praticamente um mês distante da vida musical (ou quase isso). Estava viajando e foi minha primeira viagem pra Europa! Entre acertos e apertos, tive muitas experiências incríveis pra compartilhar e pra guardar na memória, mas a que vou contar aqui tem a ver com música e estudos.

Leia mais

Mozart in the Jungle

Eu adoro maratonar séries. Demais. Sempre que consigo tiro um tempo pra não fazer nada, nem tirar o pijama. Pelo menos uma vez a cada semestre preciso de um dia assim. Pois bem, gosto de ver filmes e séries, mas ando meio difícil de prender minha atenção, mas esses dias viciei em uma série que está no Amazon Prime chamada Mozart in the Jungle.

Pra começo de conversa, é estrelada pelo Gael Garcia que sou fã desde a novela Vovô e eu, que passava no SBT quando eu era criança, acho que ele foi um dos primeiros crushes da vida. Só isso já dá motivo pra grudar na tela. Mas a verdade é que a série fala muito da realidade da vida de músico, pois se passa em Nova York, mostrando a luta para manter a Orquestra Sinfonica ativa. A série ainda trata da disputa de ego entre músicos e maestros, da organização política por trás de todas as coisas e de como a gente passa por cima disso tudo por amor a música.

Estou na terceira temporada (comecei há um dia) mas os episódios são curtos e leves, com um pequeno toque de humor e drama.

Pra ser sincera, ver na telinha muito da rotina dos músicos me deu até vontade de estudar mais. É muito gostoso identificar em uma série um pouco da nossa realidade e rotina. Fica a minha dica pra vocês que querem dar uma pausa nos estudos.

Leia mais

Sobre Shows

Esse semestre foi cheio de shows e apresentações, tanto com o Beba Zanettini 6teto, como minhas, do Coral do Souza e dos meus alunos.

Estar me apresentando é essencial pra ter o sentimento de complitude. Falo muito pros meus alunos a importância das apresentações na nossa vida. Cada show, recital, sarau, bar, baile, é uma escola diferente e nos dá referencias e ferramentas para aplicarmos em nossa vida artística.

Lidar com as situações surpresas, técnicas, que as vezes fogem do programado, também é uma escola.

Estar a frente de diferentes públicos, em diferentes palcos vai nos ensinando muito sobre a nossa música e sobre nossa performance, e cada vez vai ficando mais mágico e viciante estar no palco. Mesmo quando ocorrem situações adversas.

Sempre aconselho e encorajo meus alunos a se apresentarem, muito por saber o quanto aprendemos, mas também por querer que cada um vivencia e mágica de estar no palco! É incrível.

E você, já se aprensentou? Qual a sensação que o palco te traz?

Leia mais

A Oficina A voz do Canto

Quando a gente começa a dar aula, não imagina o tanto de coisas que podemos aprender nessa vida de professor de música.

Leia mais

Metas musicais para 2019

Começamos o ano e tudo o que se fala é em metas né?

Você provavelmente já deve ter escrito sua listinha do que você deseja para esse ano!

A grande questão é que é muito importante a gente adicionar uma listinha de como alcançar o objetivo e o que fazer para que isso seja possível. E é por isso que em relação aos estudos da música, temos que ter esse entendimento e essa organização.

Leia mais

Minhas músicas de natal

As festas vão chegando e o clima vai mudando. Não, não estou falando do calor infernal que nos assola…to falando do clima de férias, família, confraternizações e afins!

Não vou ser hipócrita não, de dizer que Natal é tudo maravilhoso, porque a gente sabe que não é. Nem todo mundo gosta época, dizendo que é tudo mentira e falsidade de final de ano, ou tudo comércio, ou apelo religioso. Não compartilho desse sentimento não. Não acho tudo uma mentira, apesar de concordar que finais de ano são difíceis pois são também momentos onde a saudade de quem não está mais conosco aperta homéricamente.

Leia mais