Keila Abeid | Muito Prazer

Tem limite de idade pra cantar?

Essa é uma pergunta bem frequente tanto nas redes como no conservatório. Geralmente ela vem vestida de : Ah, eu não tenho mais idade pra isso. Mas será que existe um limite de idade pra começar a aprender cantar?

A verdade é que em cada fase da nossa vida, apresentamos características própria de cada idade, da idade mais tenra a mais madura, a voz passa sim por diversas transformações, juntamente com o corpo.

Uma voz mais jovem passará por ajustes e adaptações talvez de forma mais rápida do que a voz madura. Porém isso não é um impeditivo pra quem quer começar a estudar depois de adulto. Com um bom acompanhamento de professor, em caso de uma voz saudável, não existe limite de idade.

Essa semana, eu assisti no Amazon Prime, um filme com a Diana Keaton, chamado As Rainhas da torcida. E se trata de uma senhora com a idade mais avançada buscando seu sonho de ser líder de torcida (Cheerleader).

É uma ficção mas que vale muito a pena assistir e refletir o porque procrastinamos pra fazer coisas que nos fazem bem, ou pra realizar sonhos, ou pra começar uma atividade nova do zero, mesmo não sendo mais adolescente.

A hora é agora, respeite seu corpo e sua vontade e comece desde já, ou a cantar, ou praticar um novo instrumento….não deixe pra depois não!

comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *