Viva de música sem quebrar com um bom planejamento financeiro

Eu sempre vivi a música de forma romântica. Acreditava que, se estudasse muito e me tornasse muito boa no que fazia, o dinheiro viria naturalmente como consequência.
Para mim, não foi assim.
Na verdade, eu nem sei dizer se o dinheiro não veio ou se eu simplesmente não percebi ele chegar. O que sei é que comecei a trabalhar com música muito cedo. Aos 15 anos, já dava aulas e fazia eventos. Mas nunca me preocupei em planejar minhas finanças ou pensar no futuro.
A falta de conhecimento me fez perder dinheiro
Eu focava apenas em melhorar na música e vivia com o que tinha. Passei perrengues, gravei meu primeiro trabalho e fiquei no zero a zero financeiramente. Somente anos depois percebi quantas oportunidades eu tinha perdido por falta de educação financeira.
Entendi que, se eu quisesse ganhar dinheiro com a música, precisava estudar sobre dinheiro.
Por isso, hoje eu defendo tanto o planejamento financeiro, assim como defendo a música brasileira. E se tem algo que todo músico precisa saber desde o início da carreira, são esses três pilares:
Os 3 pilares financeiros para um músico:
Reserva de emergência
Investimentos
Aposentadoria (ou liberdade financeira)
O futuro chega todas as manhãs. Já parou para pensar quantos futuros você ainda tem pela frente? Para cada um deles, a vida terá uma surpresa: algumas boas, outras nem tanto. E muitas dessas situações envolvem dinheiro.
Por isso, comece construindo sua reserva de emergência. Ela será seu suporte para momentos de crise, garantindo que você não se afogue nos perrengues da vida.
Ao mesmo tempo, pense na sua aposentadoria. Chegará o momento em que você não vai querer (ou conseguir) trabalhar no mesmo ritmo. Talvez você queira apenas escolher os trabalhos que aceita. Para ter essa liberdade, precisa planejar desde agora.
E para esses dois pilares funcionarem bem, você precisa investir. São os investimentos que vão garantir que seu dinheiro trabalhe por você no futuro.
Planejamento financeiro é para todos
Muita gente acha que planejamento financeiro é complicado, mas a verdade é que ele pode ser simples e acessível. Independente do que você faça, você precisa aprender a investir e a organizar suas finanças.
Se você quer entender melhor como planejar sua carreira musical financeiramente, eu preparei um material completo para te ajudar!
📌 Baixe agora o e-book "Planejamento Financeiro para Músicos" e comece a construir sua segurança financeira!
Toda semana, trarei mais conteúdo sobre finanças para músicos. Vamos juntos transformar nossa relação com o dinheiro!
Viva de Música Sem Quebrar
Comments