top of page

Quando o Instagram Mata a Criatividade: Criação, Pressão Digital e Recomeços

Atualizado: há 16 minutos

Quando o Instagram mata a criatividade


O Instagram matou minha criatividade.


Dizer isso em voz alta ainda soa estranho, porque eu sempre gostei de aparecer. Sempre gostei de criar, cantar, produzir. Mas, aos poucos, a pressão por performance digital — likes, compartilhamentos, alcance, algoritmo — foi minando aquele tesão genuíno de simplesmente criar.


Não aconteceu de uma vez.

Foi aos pouquinhos.


E o resultado disso foi o meu afastamento das redes onde eu falava de música e técnica vocal. O projeto A Voz do Canto foi ficando de lado, meu Instagram pessoal quase às moscas, e vez ou outra eu tentava aparecer em um story aqui, outro ali. Sem muita energia.


Mas… e a vida? Parou?


Não.

Muito pelo contrário.


Nos bastidores, eu dei mais aula de canto do que nunca. Alunos evoluindo, satisfeitos, seguindo seus processos. E, no meio disso tudo, eu fui buscar outra coisa pra fazer.


É fato que 100% longe das redes a gente não consegue ficar. Foi aí que nasceu a ideia de criar um outro canal no YouTube, com a intenção de falar sobre qualquer coisa além da música — de preferência algo relacionado a dinheiro. Sim, porque nesse meio tempo eu comecei uma graduação em Economia (tem isso também).


Eu estava começando a fazer renda extra como afiliada da Shopee e resolvi simplesmente ensinar o que estava fazendo. Sem promessa mirabolante. Sem número inflado. Só a realidade.


E foi aí que aconteceu o BUM.


O canal Tentativas e Acertos nasceu desse lugar. Muita gente tentando fazer renda extra, muita gente frustrada com promessas irreais que pipocam no feed. Falar a verdade, mostrar os números reais e as possibilidades reais trouxe pra perto de mim mais de cinco mil pessoas.


E isso mudou o meu agora.


Quando a gente se dispõe a ensinar algo, novas demandas surgem. As pessoas pedem mais. Do lado de cá, a gente estuda mais, testa mais, aplica mais — às vezes dez vezes mais — pra dar conta dessa responsabilidade.


Foi assim que nasceu o CPA da Renda Extra, um curso onde eu ensino todas as ferramentas que tenho usado pra fazer dinheiro online como afiliada e criadora de conteúdo. A primeira turma já está formada e está me ajudando a estruturar as próximas aulas. Uma nova fase que eu não planejei, mas que aconteceu com naturalidade e responsabilidade.



Agora estou nesse movimento de conciliar meu lado mentora — que conversa diretamente com minha jornada na Economia — com meu lado criativo e cantora.


No fim de 2024, lancei um EP lindo chamado Conexões. Mas, ao mesmo tempo, eu já estava entrando em um processo de desenvolvimento em outra área. E confesso: me senti pressionada pelas redes a ser uma coisa só. A agradar apenas o público que me seguia pela música.


Essa obrigação de nicho me travou.

E eu fiquei paralisada por lá.


Aos poucos, estou encontrando um eixo para me posicionar dentro da multiplicidade que é a vida. Unindo tudo de forma coerente, sem me amputar.


Por enquanto, vou me encontrando por aqui.

Revendo caminhos.

Criando novas possibilidades.


E deixo aqui um vídeo do EP Conexões, uma música minha chamada Caminhando, gravada com Filó Machado e Felipe Machado.



☕️ pausa pro café

No meu curso CPA eu ensino o que aplico, entao se eu estou ensinando renda extra, significa que estou fazendo também. Por isso tenho um grupo de achadinhos no whatsapp onde divulgo ofertas e garimpos. Se quiser participar, é só clicar AQUI

⌛️ Mais um tempinho pra ler? Vai nesse meu POST AQUI .

Nele eu falo sobre INQUIETUDE E INÉRCIA

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

FALE COMIGO

  • Youtube
  • Apple Music
  • Spotify
  • Facebook
  • X
  • Instagram

Obrigado(a)

bottom of page