top of page

Cantor precisa tocar um instrumento?

Updated: Aug 20, 2023

Resposta direta e reta: Não.

Mas....claro que sempre tem um mas.

É preciso entender como queremos nos colocar no mercado, quais as possibilidades profissionais pretendemos atingir e quanto podemos nos desenvolver com as ferramentas que temos em mãos. Por isso, apesar de não ser necessário tocar um instrumento, é altamente recomendável.

Quando a gente entra nesse universo infindo que é a música, descobrimos a quantidade de funções e possibilidades ela demanda e nos oferece. Quanto mais auto suficientes somos na hora de elaborar um projeto, compor uma nova canção, estudar um repertório, mais habilidade temos em nos posicionar em grupo. Por isso que tocar um instrumento nos proporciona autonomia.

Claro que não é necessário sermos virtuosos, quando o carro chefe do nosso estudo ou trabalho, é a voz, mas é interessante termos à mão, a possibilidade de criarmos, ouvirmos e assimilarmos a música que estamos fazendo, e nisso, a percepção que o instrumento nos oferece quando o estudamos, é muito legal, especialmente quando optamos por um instrumento harmônico, que nos proporciona grandes possibilidades de escuta.

Então, resumindo e organizando as vantagens de tocarmos um instrumento, principalmente harmônico como o teclado ou o violão por exemplo:

  1. Maior autonomia : Você não precisará de terceiros para estudar ou criar suas músicas

  2. Melhor percepção musical: ter uma referência sonora no momento de estudo, é de grande ajuda para as vozes

  3. Possibilidade de se acompanhar: é ótimo não depender sempre de ter alguém para tocar com você quando for se apresentar

Enfim, são várias as vantagens de tocarmos um instrumento, mas essas três resumem algumas das principais.


 

Se você quer começar a estudar canto e não sabe como dar os primeiros passos, tenho o treinamento Cantar do Zero, que foi feito justamente para quem quer iniciar de forma prática e rápida na jornada do canto!



16 views0 comments

Recent Posts

See All

Comments


bottom of page