Eu sempre faço umas listas de uns discos que eu tenho que ouvir. Mas não pra deixar tocando enquanto a gente arruma a bagunça, e sim pra tirar um tempinho e ouvir com calma, prestando atenção, reouvindo as faixas que a gente gostou mais, entendendo porque a gente gostou mais ou menos de alguma coisa e procurando aprender e conhecer alguma coisa nova.
Esse é um conselho que dou pros meus alunos de canto. Cantar é gostoso demais, mas ouvir também é maravilhoso e importante, pois daí surgem muitos novos caminhos pro nosso canto. Eu acredito que ouvir música também seja um exercício que a gente tem que sempre aprimorar, só dessa maneira a gente tira os benefícios que essa atividade pode nos dar.
A minha ideia esse ano, é de deixar algumas dicas do que tenho escutado, ou porque estou estudando ou simplesmente porque eu gosto. Aconselho sempre aos meus alunos tentarem conhecer sons novos, músicas que não estão habituados a ouvir, sair da zona de conforto, independente do estilo musical que sigam, para que os ouvidos estejam aptos a receber novas informações e também para que adquiram repertório para interpretar ou compor...enfim, ouvir pode e deve ser um belo estudo.
Então vou começar perguntando: O que você gosta de ouvir? Qual seu estilo? Quais as suas influências?
Deixem suas dicas musicais nos comentários e vamos compartilhando informações pra ajudar no crescimento musical de cada um...
Essa semana ainda vou deixar minha primeira recomendação do ano...prometo escolher com carinho.
Comments